Turbo – Exceção ao equilíbrio

Divulgar

Ler próximo artigo:

"5 dicas práticas para você construir uma reserva financeira"

Ler artigo anterior:

"Mudança de atitude"

Turbo - Exceção ao equilíbrio

Em 5º RecursoConhecimento | 0 comentários

Momentos especiais, singulares

A palavra “turbo” é comumente conhecida no automobilismo por aumentar a potência em motores a combustão, fazendo a capacidade do motor se transformar e elevar o potencial do veículo em atingir grandes velocidades, em pouco tempo.

Todos possuem o seu momento turbo. Pode ser algum projeto na sua vida que demande mais energia e tempo, ou até mesmo um problema que te consome inesperadamente. O seu momento turbo é aquele em que você precisa deixar certas coisas de lado, e ter foco em um determinado projeto ou problema.

Quando um carro aciona o turbo, ele não pretende ficar com o turbo acionado infinitamente, em algum momento haverá a desaceleração e tudo voltará ao normal. Assim também acontece com o dia a dia de uma pessoa, em determinado momento haverá a necessidade de focar em apenas um recurso, exigindo mais empenho e dedicação apenas nele. Por isso, a importância de ser black belt (faixa preta) na busca por seu equilíbrio, pois depois que esse momento passar, você estará preparado para fazer tudo voltar ao normal.

Suponhamos que apareça uma demanda muito importante em seu trabalho, certamente, para que tenha sucesso na entrega dessa exigência, você se debruçará nesse projeto com toda sua energia, podendo ser necessário adicionar mais horas no seu dia de trabalho, ou até mesmo deixar de dormir uma ou mais noites.

O período turbo não se limita, necessariamente, a projetos de vida, também abre o leque de problemas. Suponhamos que você descobriu algum problema de saúde, vamos imaginar algo como “pedras nos rins”, você de fato terá que priorizar a sua saúde, oferecendo mais sua energia para que isso passe. Essa energia será proveniente do recurso dinheiro, por que precisará se desligar do trabalho, acrescento-a no recurso saúde.

É normal sentir esse desequilíbrio e pode ter certeza, acontecerá várias vezes durante seus projetos e em seu cotidiano, basta saber as dosagens de cada ação que você tomará, sabendo quando pisar no freio e no acelerador, que tudo voltará ao normal.

Déficit de curto prazo por Keynes

Não foi à toa que essa prática foi defendida por ninguém mais, ninguém menos que John Maynard Keynes, economista britânico cujos ideais influenciaram a macroeconomia moderna. Em um de seus discursos ele diz “o equilíbrio poderá ser encontrado por meio do desequilíbrio (…)”, referindo-se à necessidade de usar um déficit de curto prazo, para atingir superávit no longo prazo. Colocando essa definição em nosso dia a dia, podemos entender que o desequilíbrio causado por um momento turbo, é um fator influenciador do equilíbrio. Ou seja, o desequilíbrio é necessário para chegar ao equilíbrio. Mais do que isso, devemos tentar sair desses momentos com a soma de recursos superior ao inicial, logo que chamamos de trade off positivo de recursos.   

Pode até parecer contraditório, mas vamos pegar o exemplo anterior da doença: suponhamos que você passou pelo momento turbo, tratou seu problema com uma cirurgia, retirando as pedras dos rins, se recuperou e, finalmente, voltou ao trabalho. Do ponto de vista do recurso “dinheiro”, você acha que a energia que você investiu na sua saúde foi um mau “negócio”? Apesar de ter ficado alguns dias ausentes e, de certa forma, ter perdido o espaço ou conquistas que tinha alcançado no trabalho, a longo prazo o fato de você ter se desvinculado do trabalho e focado em sua saúde, será um fator determinante para o equilíbrio.

Por que? Se você não tivesse ativado o turbo no seu recurso saúde, certamente continuaria equilibrado, mas apenas em curto prazo. Em longo prazo, o desequilíbrio poderia ser maior e incontrolável, já que a doença voltaria ainda pior, demandando uma alavancagem ainda maior.

Como voltar ao equilíbrio

Pense como alguém que acaba de sair de uma intoxicação, que esteve preso a um único recurso e agora quer se desvincular disso. Para conseguir voltar o equilíbrio vá para o rehab (termo em inglês para reabilitação), se desintoxique, limpe sua mente pelo período que for necessário, se distancie um pouco dessa ânsia pelo equilíbrio e volte com mais garra e com uma energia vital mais elevada. Dessa forma você estará voltando mais forte e com uma determinação digna da black belt.

Se for necessário, faça um sabático, tire um período para se distanciar dos problemas, faça yoga, tenha um período que não precise tomar decisões importantes que consomem sua mente. Escolha filmes no “uni duni tê”, faça uma viagem sem roteiro.

É como um computador, ele trabalha tanto que chega um momento que fica sobrecarregado e começa a travar, o que atrasa um trabalho ou até mesmo impede que conclua alguns. A primeira fase para que ele volte a funcionar, é a formatação. Resetar a mente e não fazer nada por um período. A segunda fase seria o aumento da memória. Elevando a capacidade de armazenamento de informações e experiências. E finalmente a terceira fase, que é a liberação da máquina para que seja usada, com muito mais eficiência e produtividade. Assim somos nós, precisamos nos resetar, ter uma adição de memória, elevando a capacidade de armazenamento e finalmente usufruir do resultado, preparando-se para um “upgrade”, voltando ao equilíbrio com força total.

banner_temp_II

RECEBA NOVIDADES POR E-MAIL